Avançar para o conteúdo principal


Menção Honrosa " José de Jesus" 
FIFCA2012 / FIFCA 2014 / FIFCA 2016
José de Jesus nasceu a 10 de Março de 1945, no lugar de Carreira de Cima freguesia de Souto da Carpalhosa Concelho e Distrito de Leiria. Nasceu no ceio de uma família humilde de 4 irmãos, três deficientes, dois deles sem os membros superiores. Cedo acompanhava a mãe às feiras, onde o sentava sobre uma esteira e lá se entretia a comer tremoços com os pés. Aos 9 anos entrou para a escola, onde só aí notou a sua deficiência, enquanto os seus colegas estavam sentados nas cadeiras ele ficava junto da lareira onde escrevia no chão com o pé esquerdo. Na 3ª classe fez o exame de admissão á escola Industrial onde passou com distinção, foi quando chamou a atenção sobre si dos júris, foi convidado a ir para Lisboa para aperfeiçoar a sua técnica no desenho. Em 1960 foi para Lisboa ter aulas com o professor Eduardo Lopes no desenho e pintura e com o professor Domingos Rebelo na figura. Em 1965 casou teve uma filha e mais tarde 2 netos. Depressa ingressou na escola de Belas Artes e entrou na Vereinigung Der Mund – Und Fussmalenden Kunstler - Liechtenstein- Suíça. Para onde enviava as suas pinturas, que por sua vez eram reproduzidas em postais e calendários em todo Mundo. Em Portugal temos uma representante dessa casa nas Caldas da Rainha – Associação de deficientes manuais. Ao longo da sua curta vida fez várias exposições tanto a nível Nacional como a nível mundial, ganhou várias menções honrosas como 1º prémio. Foi convidado a ser membro associativo em Liechtenstein – Suíça até falecer a 15 de Maio de 2002.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme