Avançar para o conteúdo principal

Resumo da Úlltima Gala do FIFCA 2014 - 24 de Abril/ CineTeatro de Almeirim



O Cine-teatro de Almeirim recebeu, no dia 24 de Abril, a sua última Gala Internacional do FIFCA 2014. A despedida deste palco teve como intervenientes o grupo búlgaro “Balkan”, Colômbia Amiga, o grupo holandês e o paraguaio.
O Grupo de Danças Folclóricas “Balkan” abriu com a sua energia esta última gala. Mais uma vez a coordenação e a alegria foi um constante, durante uma atuação que teve no público o apoio de uma família búlgara, a residir em Portugal, que se fez deslocar a Almeirim para assistir a este espetáculo, tal como os seus conterrâneos e rever um pouco da tradição do seu país. No final da atuação, através dos membros mais novos daquela família, flores foram distribuídas por todos os elementos do grupo “Balkan”.
Cor, ritmo, diversidade e alegria é como se pode descrever a atuação da Companhia Nacional de Dança Folclórica Colômbia Amiga. Desde os trajes coloridos que voaram pelo palco, à coreografia das dançarinas mais velhas do grupo e terminando com o ponto alto da atuação deste grupo, de trajes tribais espalharam sensualidade numa energética coreografia, que com a qual mostraram todo o seu talento. Enorme foi a ovação que receberam do público presente.
Seguiu-se a simpatia holandesa, mais uma vez encantou todos na plateia que não conseguiram ficaram indiferentes à interessante e divertida apresentação cultural, trazida pelo Grupo de Folclore “De Speedlludeen”, da Holanda.
O Grupo de Daza Folclorica REgimiento 13, do Paraguai, encerrou esta gala, e com mais uma bonita atuação, já norma deste grupo que espalhou a sua simpatia paraguaia durante todo o FIFCA, com as danças e a incrível atuação das dez garrafas empilhadas, receberam assim os últimos aplausos da noite.

Texto: Bruno Aniceto
Foto: Ricardo Catarro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme