Avançar para o conteúdo principal

Resumo da Gala de Encerramento do FIFCA 2014



O dia 25 de Abril de 2014 ficou marcado como, além das festividades dos 40 anos da revolução, como o ultimo dia do Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim deste ano. Foram 8 dias de folclore, cultura, tradição e interação sem fronteiras nem barreiras, o mundo aqui tão perto, numa maratona que culminou numa enorme Gala de Encerramento, em Benfica do Ribatejo.
Com o dia a começar em Almeirim, no Parque da Zona Norte, com um piquenique para todas as comitivas e seguido do desfile Etnográfico e Equestre pelas ruas da cidade até ao Parque das Laranjeiras. Foi assim que o FIFCA se despediu desta cidade e as comitivas internacionais tiveram o último contacto com as boas gentes de Almeirim.
De portas abertas para receber todos aqueles que queriam assistir à Gala de Encerramento, o Pavilhão Desportivo de Benfica do Ribatejo encheu para, pela última vez, ver as danças, tradição e cultura trazidos pelos grupos internacionais a este Festival. Juntaram-se também os grupos de rancho e folclore que colaboraram nesta organização.
Marcelo Mendes e Ricardo Casebre, Presidente do FIFCA, foram os apresentadores de serviço de uma gala que teve a colaboração das patinadoras do Patins que Dançam, grupo de Patinagem Artística do Hóquei Clube Os Tigres de Almeirim, a servirem de porta-estandartes aos grupos que desfilaram pelo palco durante a cerimónia de abertura, que ao som do hino do festival o encheram de cor e alegria. Durante esta cerimónia, acompanharam Marcelo Mendes e Ricardo Casebre em palco Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, Eurico Henriques, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Almeirim, Cândida Lopes, Presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo e ainda Francisco dos Reis Maduro Dias, Presidente do Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira. Além das trocas de ofertas comemorativas da data e do evento. Entre os discursos foi unânime congratular o sucesso desta edição e todos destacaram o excelente trabalho da organização dos voluntários que incansavelmente trabalharam para que tudo o que se realizou nos últimos dias fosse possível. Ricardo Casebre ainda agradeceu o voto de confiança da autarquia, aos patrocinadores e a todos o que, de alguma forma, ajudaram.
As últimas atuações desta edição tiveram início com a Cia de Dança Andora, do Brasil, seguindo-se o Rancho Folclórico do Granho, a Companhia Nacional de Dança Folclórica Colombia Amiga, o Rancho Folclórico de Paço dos Negros, o grupo “Grzes”, da Polónia, o Elenco de Danzas Paraguayas Regimiento 13, o Grupo Etnográfico e o Passado Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, o Grupo de Folclore “De Speeludeen”, da Holanda, o Grupo Etnográfico e cantares de Alpiarça, o grupo de Danças Folclóricas “Balkan”, da Bulgária, o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e a terminar a Companhia Nacional de Dança Folclórica Colômbia Amiga.
Os homenageados com as menções honrosas, Amândio Branco, João Moreira e António Cláudio, e a filha de José de Jesus subiram ao palco para entregarem aos grupos por ele escolhidos, os prémios de seu nome, pela participação e atuação neste FIFCA 2014. Os discursos dos intervenientes incluíram os agradecimentos pela homenagem e os parabéns à organização pelo excelente festival, e ainda as palavras bastante emocionadas de Amândio Branco, que escolheu o grupo Colômbia Cumbé para receber a sua menção honrosa, “De Speelludeen”, da Holanda, eleito por João Moreira, António Cláudio elegeu o grupo polaco “Grzes” a filha de José de Jesus, em nome da família, entregou o prémio à Cia de Dança Andora, do Brasil e ainda ofereceu um quadro da autoria do pintor ao grupo Colômbia Cumbé. As menções FIFCA 2014 foram entregues aos grupos da Polónia, Colômbia Amiga, do Paraguai e Bulgária.
A encerrar esta incrível maratona de tradição e cultura, gastou-se a energia restante com o grupo de Zumba Mexa Essas Pernas.
Ficou a promessa de Ricardo Casebre de voltar em 2016, com um projeto ainda melhor e mais ambicioso que o deste ano. A edição de 2014 foi para lá do concelho de Almeirim, já que contou com as ajudas e apoios dos concelhos vizinhos. Isso é mais uma prova do sucesso que o FIFCA está a ter ao trazer o folclore, a música e as tradições sem fronteiras a terras Ribatejanas, e como tal, voltaremos a nos encontrar em 2016.
Texto: Bruno Aniceto
Foto:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme