Avançar para o conteúdo principal

Resumo da Gala de 23 de Abril no Centro Cultural de Fazendas de Almeirim



O Festival de Folclore do Concelho de Almeirim – 2014 deslocou-se, na noite de 23 de Abril, até ao, recentemente inaugurado, Centro Cultural de Fazendas de Almeirim. Esta vila teve assim a oportunidade de receber uma Gala Internacional e, as gentes da terra, de participar em mais uma agradável viagem cultural. A primeira paragem foi na simpática Holanda, seguindo-se para o colorido Paraguai, fez-se escala na animada Bulgária e terminou-se no quente e alegre Brasil.
Manuel Coutinho foi o apresentador de serviço, que fez questão de destacar o excelente trabalho da organização, tal como todo o, muito necessário, trabalho de bastidores, e que sem todo esse esforço um espetáculo cultural como o FIFCA não seria possível.
A primeira atuação da noite teve o grisalho como cor dominante, dos cabelos dos elementos em palco. Fazendas de Almeirim foi também, a par das outras localidades por onde o grupo holandês passou, contagiada pela simpatia emanada pelo Grupo de Folclore “De Speelledeen”. Desde a dança, a um calmo ritmo, passando para uma divertida coreografia de uma rixa entre os homens, pela sua honra junto das mulheres, terminando com uma música, cantada em coro na nossa língua, que teve como tema o “obrigado” deste grupo ao Festival que orgulhosamente, e tão bem os recebe. Não foi de admirar a enorme ovação por parte do público presente, que ficou bastante agradado com esta mostra de cultura e tradição holandesa. Este grupo demonstrou que a idade pouco importa quando o espírito de alegria e animação abundam.
O Elenco de Danzas Paraguayas, a segunda atuação da noite, inundou o palco de cor e alegria. Com um largo sorriso estampado nos rostos, os elementos do grupo paraguaio deu a conhecer os seus ritmos e danças tradicionais e, com a incrível manobra de equilibrismo de uma das dançarinas a sustentar dez garrafas empilhadas na cabeça, mereceu os muitos aplausos vindos do público.
O palco do Centro Cultural por pouco não chegava para o grupo búlgaro. Em grande número, os Grupo de Danças Folclóricas “Balkan” surpreendeu com uma energética e ritmada coreografia, tal como bela, não só pelos, variados, tradicionais trajes, como também pela beleza das dançarinas. Incrível atuação deste grupo amador.
Fazendas de Almeirim teve nesta noite também oportunidade de receber o alegre ritmo brasileiro trazido do outro lado do atlântico pela Cia de Dança Andora. Uma atuação, construída com o objetivo de comemorar os 40 anos do 25 de Abril, de encantar a vista e a audição, onde a mistura do samba com uma diversidade de coreografias mais contemporâneas tiveram um resultado fascinante e quase hipnótico. Mais uma vez não foram apenas os dançarinos a ter o destaque principal, os músicos mostraram também todo o seu incrível talento. Ainda com o palco cheio de cor, muitos foram os aplausos do público presente que saiu daquela casa de espetáculos com um maior, e agradável, enriquecimento cultural.
Texto: Bruno Aniceto
Foto:Ricardo Catarro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme