Avançar para o conteúdo principal

Resumo da Gala de 22 de Abril no CineTeatro de Almeirim

Almeirim recebeu, mais uma vez, nos palcos do seu Cine-teatro, mais uma Gala Internacional do FIFCA 2014, na noite de 22 de Abril. Foram três os grupos que atuaram nesta noite, a Cia de Dança Andora, do Brasil, o grupo de dança Grzes, da Polonia e, pela primeira vez no palco de Almeirim, a Escola de Formação de Dança Cumbé, oriundos da Colômbia.
Marcelo Mendes foi o responsável pela apresentação de mais uma Gala Internacional no Cine-teatro de Almeirim, que contou com uma plateia mais despida que aquela vista na Gala Internacional de Abertura, na sexta-feira dia 18, mas que, entre sorrisos e aplausos, voltaram a mostrar aos artistas, que distribuíram um pouco da cultura dos seus países com danças e cantares, o quão bem recebe o povo almeirinense este tipo de iniciativas artísticas e culturais. Em formato diferente do visto na primeira gala, cada um dos três grupos teve direito a mais tempo de atuação, dando assim um espetáculo mais interessante e agradável aos presentes.

Foi com um ritmo tropical, alegre e colorido que a Cia de Dança Andora abriu esta gala, com o samba e a capoeira a estarem bem presentes na coreografia e na dança enérgica bem conhecida do povo brasileiro. Participantes pelo segundo ano no FIFCA, prepararam uma apresentação dedicada à comemoração dos 40 anos do 25 de Abril, com uma excelente sequência de sambas, que se traduz como a maior expressão de liberdade do Brasil. O público ficou ainda maravilhado quando o destaque da atuação recaiu sobre o grupo musical, que teve um agradável momento, rico na linda voz e no ritmo, mostrando assim que a Cia de Dança Andora não é apenas dança, mas sim um grupo, que, em termos artísticos e culturais, é bastante completo.
O grupo mais jovem do FIFCA voltou ao palco do Cine-teatro para encantar mais uma vez os almeirinenses. Com o seu ritmo polaco, os Grzes surpreenderam com a arrojada e divertida coreografia, que descreve as brincadeiras e lutas dos rapazes na infância para chamar a atenção das raparigas. A atuação deste grupo teve dois momentos altos. Com uma excelente introdução por parte do grupo musical, a responsabilidade do primeiro momento foi a incrível voz feminina que, sozinha, veio a palco cantar um tema polaco, de destacar o público, que sem se importar com a barreira linguística, juntou-se à jovem, para, entre as palmas ritmadas, cantar o refrão da canção. No segundo momento, Marcelo Mendes trouxe a palco um dos elementos mais jovem do grupo polaco, que neste dia comemorava o seu aniversário, todos os seus colegas subiram a palco para cantar e celebrar os seus 11 anos, não esquecendo o tradicional bolo. A atuação polaca foi bem aplaudida pelo público, que ainda teve oportunidade de ouvir um “Viva Portugal”, de um dos jovens elementos ao abandonar o palco.
O último grupo da noite foi um estreante neste palco. Devido a um atraso, a Escola de Formação de Dança Cumbé que não pôde participar na Gala Internacional de Abertura, mas tiveram aqui a oportunidade de se redimirem e mostrar ao público almeirinense o seu talento, oportunidade que não deixaram escapar, sendo bem aproveitada. A cor e a alegria também fizeram parte da atuação do grupo colombiano, que de sorriso constante nas suas faces, os dançarinos espalharam os padrões coloridos dos seus trajes com coreografias bonitas e dinâmicas para encanto dos presentes. O grupo musical colombiano não ficou atrás dos grupos anteriores, que entre as atuações dos seus colegas dançarinos, acompanhados das palmas do público incansável e alegre, mostravam o seu talento e sons colombianos. No final da atuação, Marcelo Mendes voltou a palco com o coordenador da Escola Cumbé, Fabian Caicedo, que visivelmente cansado, mas bem-disposto, explicou que o grupo tenta mostrar um pouco da cultura colombiana. A diversidade colombiana é enorme, e a Escola Cumbé tenta nas atuações mostrar um pouco de tudo, dando a conhecer a riqueza cultural do seu país. Fabian vem pela segunda vez ao FIFCA, mas para a sua escola, e para os seus elementos, esta é a primeira vez que participam no FIFCA. Igualmente esta é a estreia da Escola Cumbé fora de terras colombianas, e o coordenador vê Portugal como uma excelente porta para o mundo. Fabian encerrou com os parabéns à organização do FIFCA, pelo excelente trabalho, pela excelente forma que têm tratado a Escola Cumbé, e não imaginava melhor experiência para o seu grupo.
Durante a Gala foram novamente passados os vídeos feitos para Amândio Branco, José de Jesus, João Moreira e António Cláudio, os homenageados neste Festival com Menção Honrosa. Vídeos esses que recordavam os seus feitos, obras e contributos sociais e culturais à ao concelho e país. Marcelo Mendes subiu pela ultima vez ao palco para agradecer aos patrocinadores do evento, e ainda exaltou a educação do público presente, por compreenderem a necessidade de pagar por um evento deste cariz, só assim a cultura e tradição poderão continuar a oferecer momentos com tamanha qualidade.


Texto: Bruno Aniceto
Fotos: Ricardo Catarro



Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme