Avançar para o conteúdo principal

Mensagem da Sr.ª Governadora Civil de Santarém, Dr.ª Sónia Sanfona, dirigida ao Festival Internacional de Folclore.


É com especial gosto que, correspondendo ao honroso convite que me foi dirigido, escrevo estas breves palavras, por ocasião da segunda edição do Festival Internacional de Folclore de Almeirim.
Faço-o com o propósito de congratular o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e a Câmara Municipal de Almeirim pela aposta na valorização do nosso património cultural, das nossas tradições, que são a estrutura do que fomos e somos enquanto povo, pela competência e a qualidade que, desde o princípio, colocaram na escolha criteriosa dos grupos intervenientes, na forma como organizam este festival, que tem contribuído de forma decisiva para o sucesso que todos lhe reconhecemos.
Este Festival é, já hoje, reconhecido nacional e internacionalmente, quer pela sua dimensão, reunindo mais de 10 grupos folclóricos, dos quais cinco são estrangeiros, quer pelos níveis de qualidade que atinge,  merecendo, também por isso, o nosso carinho e o nosso aplauso.
Constitui uma mais valia para Almeirim – Benfica do Ribatejo e para o distrito de Santarém, serem anfitriões de um Festival de Folclore que é, simultaneamente, um momento de espectáculo cultural de qualidade e um convívio entre povos e costumes de que transportam consigo o que de mais valioso uma civilização tem: As suas gentes e a sua história.
Na verdade o folclore constitui, a par com outras dimensões da cultura de um povo, o repositório da sua história e das suas tradições, dos seus costumes e do seu modo de vida. Este riquíssimo património, que no nosso distrito é vasto e diversificado, tem percorrido o país e o mundo, levado pelos nossos grupos folclóricos, plasmados nas músicas e letras dos seus cantares, nas coreografias, nos trajes e nos instrumentos e, sobretudo, no coração e na alma de ser português, de ser ribatejano.
São verdadeiros embaixadores do nosso país e da nossa região, do que fomos e do que somos.
E porque toda a nossa história e a nossa cultura ganha outra dimensão quando interage com outras histórias e outras culturas, num mundo cada vez mais globalizado, este Festival ganha uma importância crescente, ao nível do convívio e do enriquecimento cultural de todos quantos nele participam e de todos quantos a ele assistem.
Faço votos para que este ano o Festival Internacional de Folclore seja um sucesso, e que prossiga por muitos anos a mostrar o que de melhor se faz, por cá e um pouco por todo o mundo, contribuindo decisivamente para a divulgação dos nosso produtos, tradições e costumes e para a promoção do distrito de Santarém.
A Governadora Civil do Distrito de Santarém
  Dr.ª Sónia Sanfona

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme