Avançar para o conteúdo principal

Almeirim vai ser a capital do Folclore


Dia 25 de Abril, dia da liber-dade e dia da festa do folclore em Almeirim. No cair do pano de um Festival que vai trazer ao concelho as gaitas de foles da Escócia, a alegria da Grécia, a beleza da Lituânia, as cores vivas da Bulgária e a energia da Polónia, a cidade recebe um grande desfile de folclore.


Participam ainda os Grupos do concelho - Velha Guarda de Almeirim, Infantil e Velha Guarda de Fazendas de Almei-rim, Paço dos Negros, Campo-neses da Raposa e o Grupo Organizador do evento, o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.

Depois do desfile, o Pavilhão de Benfica recebe a última gala do festival por onde passarão todos os grupos, locais e inter-nacionais. É o momento da Adiafa!

Logo no início da semana, dia 19, a Festa do Folclore começa com a abertura da Exposição “O Mundo aqui tão perto” no átrio do Cine-Teatro de Almei-rim ao final da tarde com o apoio da Confraria Gastronó-mica e do Cantarolarte da Universidade Sénior. Desde esse dia e até quarta-feira, todos os serões vão ser de festa no Jardim da República. Num palco montado para o efeito vai haver música para dançar, com Sérgio Gonçalves, Paulo dos Anjos; no dia 20, sobe ao palco o Rancho Infantil de Fazendas de Almeirim e dia 21 a Bulgária e a Lituânia pré-apresentam-se ao público português.

Dia 22 de Abril é o dia de abertura do Festival Interna-cional. Depois de uma cerimó-nia na autarquia, o cine-Teatro recebe aquela que será a Gala Inaugural enquanto que no Jardim da República os grupos oferecem-se para ensinar a dançar.

Depois de lançadas as redes do Festival, dia 23 é dia de estreitar relações e conviver. Com as portas de vários estabe-lecimentos escolares e de Asso-ciações de Almeirim, Fazendas de Almeirim e Benfica do Riba-tejo abertas, os grupos inter-nacionais vão ficar conhecer melhor a nossa terra e as suas gentes. À noite, uma Gala Especial com a participação ex-clusiva dos Grupos Internacio-nais promete um serão de grande qualidade cultural.

Já no sábado, os Grupos vão até às freguesias. A Lituânia visita Raposa, a Grécia vai estar em Fazendas de Almeirim, a Escócia será recebida pela Velha Guarda de Almeirim, a Polónia segue até à Paço dos Negros e a Bulgária assenta arraias em Benfica do Ribatejo. Ao longo do dia os Grupos visitam as localidades e à tarde dançam em Raposa, final da tarde em Almeirim e já à noite em Benfica do Ribatejo, Paço dos Negros e Fazendas de Almeirim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme