Avançar para o conteúdo principal

Macanitas de Tercena em Benfica no 25 de Abril


Fundado em 1990, por iniciativa de Fernando Silva, Director do jornal "A Voz de Torcena", iniciou a sua actividade em Maio desse ano, dando assim corpo a um sonho de muitos anos.
Oriundo da existência na localidade de "Danças", espectáculos de características folclóricas que se apresentavam pela Páscoa e Pascoela.
Tenta recriar o folclore da região saloia com incidência nas Mulheres que povoaram aquela zona exercendo uma actividade predominantemente campesina.
Desde a sua criação, o Rancho tem representado o Concelho de Oeiras em encontros de norte a sul do país, em Espanha por diversas ocasiões, no Brasil em 2001, na Ilha da Madeira em 2002, S. Miguel em 2003 e Ilha Terceira em 2004.
O Rancho Folclórico «As Macanitas» de Tercena tem recebido convites de todas as partes do Mundo, mas as dificuldades financeiras tem impossibilitado tais deslocações.
«Zé das Castanhas», «Aleluia» e «Milho Rei», são apenas algumas das recolhas exclusivas do nosso Rancho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme