Avançar para o conteúdo principal

Em nome do Secretariado do Festival Internacional


Talvez ainda seja muito cedo para um rescaldo sério, isento de emoções, mais calculista e pragmático...mas neste momento, não podemos deixar de escrever aquilo que vai na alma do Secretariado: Objectivo cumprido! comemorámos o 25 de Abril em grande, mobilizámos associações, Ranchos Folclóricos, juntas de freguesia, e muitos, muitos voluntários. Almeirim, Fazendas de Almeirim, Paço dos Negros, Marianos, Raposa, Benfica do Ribatejo e Foros de Benfica não vão esquecer tão depressa, a alegria, o colorido,a música e a animação destes 4 dias. Agora que está a cair o pano, vamos sentar, fazer balanço, procurar retirar o melhor, e assinalar as nossas falhas, porque só não erra quem nada faz...como disse o presidente da Junta de Freguesia de Raposa, incansável no apoio ao secretariado, "inexperientes na organização de um evento desta envergadura, corajosos, com falhas mas uma entrega e uma dedicação que só podia ter resultado num 25 de Abril como nunca vivemos em Almeirim". Não sabemos se nascerá uma segunda edição lá para 2010...o futuro a Deus pertence! Só sabemos que este Festival Internacional de Folclore depois de concebido e gerado, nasceu "com a qualidade que lhe foi exigida para ter o nome de internacional", palavras estas de Sousa Gomes, o presidente da autarquia que de sexta a domingo esteve sempre ao nosso lado. Por último, agradecemos, a todos,a todos sem excepção, dos elementos dos Ranchos Folclóricos do concelho que decidiram vestir a nossa camisola, do Orfeão de Almeirim, da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Coruche, aos Escuteiros de Benfica do Ribatejo e Fazendas de Almeirim, Bombeiros Voluntários, GNR, Confraria Gastronómica, Universidade Sénior, Juntas de Freguesia do Concelho. Agradecemos a todos, aos voluntários das Associações em Paço dos Negros, em Marianos, em Raposa, em Benfica do Ribatejo, nos Foros de Benfica que souberam receber o Festival com a qualidade que lhes foi exigida. Agradecemos a quem nos patrocinou, às empresas que trabalharam connosco, a quem nos ofereceu sumos, águas, comidas, a todo os que nos apoiaram com a sua experiência na organização e divulgação de eventos... Agradecemos aos que chamámos para coordenar equipas, promover actividades, controlar a segurança, prevenir situações de emergência, tirar fotografias, apoiar no som, nos bastidores e na apresentação das Galas... Agradecemos aos guias que com a sua inexperiência mas muita dedicação deram o seu melhor e souberam ser os anfitriões que este Festival e este concelho exigia... Agradecemos a todos os nossos voluntários, aqueles que pedimos para nos ajudarem na logística, na montagem dos palcos, na arrumação, na alimentação, na animação... Agradecemos a TODOS mesmo TODOS os que acreditaram nesta louca ideia sonhada em tempos pelo Ricardo, partilhada pela Irene, desenhada com a imaginação do César, escrita pela Susana, falada pelo Luís e apadrinhada pelo vereador José Carlos.

5/2/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme