Avançar para o conteúdo principal

Festival na recta final


O Festival continua a animar o Concelho, após a Cerimónia de Abertura no Salão Nobre de Almeirim no passado dia 24 de Abril, seguiu-se uma primeira Gala onde foi possível assistir à apresentação de todos os Grupos presentes no Festival: Grécia, Finlândia, Itália, Inglaterra e Jordânia.
Por motivos alheios à Organização, os agrupamentos da Turquia, Índia e Senegal não puderam estar presentes, uma vez que não conseguiram os vistos da parte da Embaixada Portuguesas nos países respectivos.
Relativamente ao grupo Italiano, os mesmos, após lapso na marcação de viagem de regresso, acabaram por abandonar o Festival antecipadamente.
A grande surpresa do Festival está a ser, para além do maravilhoso intercâmbio cultural, o Grupo Profissional de Angola, que de alguma forma estão a fazer as delícias dos habitantes anfitriões. Um grupo cheio de energia e boa disposição.
O 25 de Abril comemorou-se por todas as freguesias do Concelho; Grécia e Angola em Fazendas de Almeirim, Jordânia em Almeirim, Finlândia na Raposa e Inglaterra em Benfica do Ribatejo.
O dia terminou com uma grandiosa II Gala que se realizou no Pavilhão dos Cortiçóis, onde a grande afluência mostrou o dinamismo das “Gentes Ribatejanas”.
No último dia, 26 de Abril, os agrupamentos voltaram a visitar as várias freguesias do concelho, na Raposa assistimos a um momento de dança proporcionado pelos dançarinos de Angola, vindo até junto do público e ensinando um pouco das suas tradições, onde as idades foram esquecidas e ninguém recusou um passinho de dança.
Em Fazendas de Almeirim, os Ranchos Infantil e Adulto de Fazendas de Almeirim, bem como o vizinho de Paços dos Negros abriram “as hostes” para um final apoteótico entre jordanos e os vários presentes, todos em conjunto num só palco, numa união de culturas.
A noite, acabou uma vez mais na Associação de Benfica, claro, com muita música à mistura!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme