Avançar para o conteúdo principal

Ucrânia confirma presença


O Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo continua em grande actividade na preparação um dos maiores encontros de cultura de 2008, "Benfica do Ribatejo Interna-tional Folkdance Festival". Os contactos estão em marcha e as diligências a efectuar agendadas.
Marcado para o fim de semana alargado do 25 de Abril, o Festival garantiu agora a presença de mais um grupo de renome internacional, DIM, grupo folclórico de naciona-lidade ucraniana, na abertura ao convite a toda a comunidade de leste para assitir aos 4 dias de festival e de encontro de cultura não só em Benfica do Ribatejo como também em todas as freguesias do con-celho. Este é a terceira confir-mação de renome a integrar o Festival Internacional de Folclore de Benfica do Riba-tejo depois das confirmações provenientes da Academia de Arte de Gujarat, Índia e de "English Miscellany", um grupo folclórico proveniente de Inglaterra.
As solicitações continuam a chegar provenientes dos mais variados países para marcar presença nos dias 24, 25, 26 e 27 de Abril. Durante 4 dias, o mundo do folclore vai estar no concelho.Estão agendados desfiles, worshops, partilha de culturas entre os grupos folclóricos do concelho e os visitantes, espectáculos na Raposa, em Fazendas, Paço dos Negros, Benfica do Ribatejo e na cidade.
Esta é uma ideia concebida pelo Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo que para tal se baseou na sua vasta experiência de participações em inúmeros Festivais Internacionais e Mundiais de Folclore. Este projecto é um dos pontos altos da programação cultural do Concelho de Almeirim, concebido para ser integrado nas comemorações do 25 Abril 2008, reunindo grupos vindos de diferentes partes do mundo, e envolvendo uma série de actividades: noites de gala, animações de rua, ateliers de dança, mobilizando a população local, animação infantil, etc. A Primeira edição deste Festival contará com a participação de 5 a 7 grupos estrangeiros, com uma média de 30 pessoas por grupo, e quatro grupos nacionais que durante 3 dias irão envolver a Vila de Benfica do Ribatejo (e não só) no colorido das suas tradições.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme