Avançar para o conteúdo principal

Mensagem Oficial do Exmo Sr.Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira

Mensagem Oficial do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira 

FIFCA Festival Internacional de Folclore, Culturas e Artes |2018


Abril é o mês da Liberdade. E a liberdade também se expressa através da cultura de um povo.
Num tempo em que a afirmação da identidade é um importante desígnio na diferenciação dos territórios, a multiculturalidade é um dos pilares que garante o desenvolvimento integrado e sustentável.
Cabe aos Municípios fomentar, reconhecer, preservar e difundir as tradições e usos populares.
É por este motivo que o Município de Coruche, tem vindo a apoiar e valorizar os ranchos folclóricos do nosso concelho e a facilitar e dinamizar manifestações culturais que permitem dar visibilidade e continuidade ao folclore como imagem de marca da cultura popular.
Nesse âmbito o folclore constitui um património imaterial que simboliza a cultura popular, uma transmissão de tradições de extrema importância para a identidade de um povo.


Em boa hora o FIFCA - Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes, trouxe essa liberdade e diversidade ao Ribatejo.

As edições anteriores foram exemplo da diversidade, sonoridade, da integração entre o rural e o urbano e o mais importante, foram exemplo de alegria e de união dos povos de todo o mundo.
Por este motivo o Município de Coruche foi, pelo segundo ano consecutivo, desafiado pelo Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, e será um dos Municípios que se associam a Almeirim no acolhimento de comitivas e realização de um festival internacional que terá lugar no dia 25 de Abril.

Temos a certeza, que o FIFCA 2018 constituirá mais uma razão para dar a conhecer os nossos territórios e as nossas gentes, constituindo um motivo de ampliação da oferta turística do Ribatejo, que também através do seu folclore exerce um papel consolidado no desenvolvimento da cultura e do turismo cultural da região e de Coruche em particular.

Por fim, que tudo aconteça neste território no dia 25 de Abril faz com que se possa terminar dizendo que o FIFCA é a dança perfeita que junta a celebração da liberdade com a fraternidade entre os povos.
Votos de sucesso e que se continue a realizar por muitos anos este extraordinário Festival!

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CORUCHE, FRANCISCO OLIVEIRA 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme