Avançar para o conteúdo principal

Mensagem Conjunta do Presidente da Direcção e da Presidente da AG da Associação FIFCA2018


Mensagem Conjunta do Presidente da Direcção e da Presidente da AG da Associação FIFCA2018


6ª Edição Bianual =10 ANOS FIFCA

A todos que nos visitam dos vários continentes presentes na 6ª Edição do FIFCA 2018

Welcome! Sejam bem-vindos!

Fernando Pessoa, esse ilustre poeta, escreveu:

"Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce!"
Esta é uma prova de que ele tinha toda a razão!...

A “ Associação FIFCA” - Festival Internacional F. Culturas e Artes- consegue reinventar-se edição após edição, fazendo sobreviver e crescer um evento, que se iniciou num sonho e que já é uma referência no panorama Regional, com grande aceitação e reconhecimento Internacional.



Reconhecimento que nos levou a criar uma nova estrutura, com a criação de secções de forma a corresponder a muitas solicitações, de cooperação, com associações congéneres mundiais.


Através do “FIFCA PORTUGAL FOLKDANCE GROUP” – conseguimos responder a muitas dessas solicitações, representando o FIFCA e Portugal, em grandes eventos Internacionais, conferências de organização de Festivais Mundiais de Cultura e Artes, entre outras representações para o qual é amplamente solicitado.


A desde a 5ª edição, que o “ FIFCA - Festival Internacional F. Culturas e Artes”, passou a ser organizado por uma associação autónoma, constituída para o efeito, ficando subordinada às orientações dos seus associados.

O FIFCA volta a alargar o seu âmbito de intervenção a mais segmentos culturais, para além da área do folclore, denominados por Artes e Cultura, passou a responder à vontade de outras práticas artísticas e de acção culturais na região da charneca e da lezíria ribatejana.

Assim, o FIFCA pretende-se afirmar ainda mais, pela diversidade da actividade cultural nesta região do distrito de Santarém

                                          Secção/ parceria do FIFCA & Sanct'Irene Ensemble



Tendo nesta edição, preparados Protocolos de Cooperação e Parcerias estratégicas, com os Municípios que nos apoiam como parceiros orgazacionais, a realização do FIFCA nos seus Concelhos, permitindo assegurar, agilizar a Organização da actual e futuras edições do FIFCA, promovendo o seu crescimento.

Por outro lado, o FIFCA mantém e, ainda, alarga o seu âmbito de influência geográfica por toda a margem esquerda do TEJO, realizando um dos maiores eventos Internacionais da Região do Ribatejo, devido às parcerias com os concelhos vizinhos, constituindo-se como um evento de características regionais com incidência na charneca ribatejana (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos), mas também para outros concelhos do Distrito (Tomar e Santarém).
Reafirma-se assim esta capacidade do FIFCA aproveitar as suas potencialidades e multiplicá-las por outras geografias, através das suas extensões culturais.

O Festival FIFCA, desenvolve-se com base em 5 linhas de actividades culturais autónomas, que vêm dar cumprimento aos desejos e interesses de novos públicos e de outras áreas criativas do concelho e em especial da Região, que pretendem envolver as suas actividades à volta desta âncora da Cultura e das Artes, nesta altura do ano, em todos os concelhos parceiros : Festival Internacional de Folclore; Exposições de Folclore, Artes Plásticas e Design; Projecto “Route 118” Arte Urbana FIFCA, Teatro; Artistas de Rua; Coros; Orfeões, Concertos Musicais, Festivais de bandas amadores da região.
Para além de toda a programação própria dos parceiros, onde as actividades do FIFCA se inserem.
  

O lema “O Mundo Aqui Tão Perto” descreve bem o espírito de um evento onde o colorido dos trajes e os movimentos das danças não se confinam aos palcos e invadem o espaço público e as ruas das freguesias, misturando-se com as populações e criando laços de afinidade com povos de outras paragens.

“O festival é um sonho que tornámos realidade graças ao trabalho e à dedicação das centenas dos chamados invisíveis. “Voluntários” que fazem com que ele seja possível de realizar”, nunca será demais um agradecimento especial a todos os que se envolvem na sua organização, não esquecendo os parceiros através das Juntas de Freguesia e Associações de todas as áreas, Ranchos da Região e os parceiros dos municípios limítrofes de Alpiarça – Benavente – Coruche- Salvaterra de Magos e Tomar, bem como a todas as instituições financeiras, militares, culturais, recreativas, de solidariedade social, agrupamentos de escolas, particulares, pequenas médias e grandes empresas, que contribuírem através de géneros ou apoios diversos, tornando possíveis as condições ideais, para voltarmos a ser durante oito dias o centro do Mundo, num período simbólico que jamais deverá ser esquecido os 44 anos da revolução dos cravos, que nos permite hoje “Celebrar a LIBERDADE”

                     Existem muitos mais voluntários , esta foto apenas os representa a todos eles( invisíveis)





Como é objectivo desde início, o FIFCA decorre sob o signo da Liberdade, uma vez que é realizado durante as comemorações do 25 de Abril de 1974 (44 anos) e estende-se a todos os concelhos, entre 21 e 29 de Abril, como Festa da Liberdade, sendo o seu logótipo o símbolo duma flor, associado também à efeméride

Voltamos a destacar a criação de novas Menções Honrosas, António Leitão, Joaquim Calisto , Joaquim Castanheira, Amândio Freitas, Prof.Sousa Gomes que se juntam á menção honrosa,Manuel Delfina Neves, António Branco dos Santos (Anão), António Mendes, João Moreira, Dr. António Cláudio,  José de Jesus – “o pintor sem braços”, que a Associação FIFCA deliberou instituir para homenagear varias personalidades que merecem ser recordadas, tendo em conta os serviços culturais e artísticos e outros de relevo que prestaram no concelho de Almeirim.


O FIFCA apresenta três exposições temáticas: "O Mundo Aqui Tão Perto", Exposição de imagens dos Índios Guaranis (Brasil), tiradas por José Peixe, fotojornalista natural de (Glória do Ribatejo) complementada pela exposição de trajes do Mundo (" O Mundo aqui tão Perto") a qual serve de base ao Museu do Traje Internacional e Nacional, que decorre de 16 a 30 Abril, na galeria Municipal de Almeirim.

Para além das exposições habituais de temas ligados à temática folclórica, nesta edição o Festival abre-se o campo a outras subáreas artísticas:

- Exposição de pintura que se baseia na diversidade apresentada pelo FIFCA Sofia Batista,
no átrio do Cine Teatro em Almeirim de 23 de Abril a 30 Abril.

- Exposição Mostra de pintura– (Almeirim) De 16 Abril a 30 Abril, patente na 
  Biblioteca Municipal de Almeirim.

- Exposição Mostra de pintura– (Fazendas Almeirim) De 16 Abril a 30 Abril, patente no Centro Cultural Fazendas de Almeirim    

- Concurso de Fotografia FIFCA 2018, para os trabalhos realizados por todos os fotógrafos, que tem por
  Finalidade a promoção da Fotografia artística durante o Festival.

- Arte Urbana – Route 118 
Esta é uma nova linha de expressão artística que vai envolver diversas paredes dos concelhos por onde passa esta Estrada Nacional 118, conferindo assim um denominador comum e uma unidade a esta iniciativa, para apoio aos criadores em início da sua atividade artística. 


"Route 118" é um projeto que trará a Arte Urbana para as Aldeias, Vilas e Cidades da charneca do Ribatejo, através da realização de obras ao longo desta via que atravessa o Ribatejo e que tem a adesão dos municípios parceiros do FIFCA


Este é um dos maiores eventos realizados em Almeirim, o festival é um sucesso que valorizou bastante todas as formas de cultura e artes que existem no concelho e projectou a imagem de Almeirim de uma forma bastante positiva no Mundo.


Para o concelho de Almeirim, é uma forma natural de afirmar a sua identidade fortemente marcada pelas tradições culturais e etnográficas, associando a nossa gastronomia tão rica e variada a este tipo de eventos, com os nossos vinhos a serem reconhecidos internacionalmente.

Ao público em geral o agradecimento pela forma excepcional no apoio a este evento cultural criado a pensar em todas as gerações. Esperamos que nos brindem com a vossa presença nos locais onde decorrem as actividades desta edição, que venham para a rua celebrar os 44 anos do 25 de Abril e da liberdade, porque essa ainda não nos conseguiram tirar.

Deixamos-vos com a certeza de que dedicamos a este certame muito da nossa capacidade e da nossa competência. É na ambição renovada que reside a nossa força. Acreditamos que com paixão conseguiremos, edição após edição, apresentar um projecto renovado e capaz de vos surpreender. Fiquem atentos!

Aos nossos filhos, e familiares pelas horas de ausência, e a todos que gostamos, aos nossos amigos que nos acompanham nesta abnegada vontade de concretização cultural, a todos associados e órgãos sociais da Associação FIFCA, agradecemos a paciência, dedicação, mas em especial a confiança que demonstraram quando vos apresentamos a evolução do FIFCA para este modelo inovador… A todos vós o nosso muito obrigado.
                                                               Saudações culturais!

             Ricardo Casebre                                                                     Irene Lucas Sequeira
Presidente Direcção - Associação FIFCA                      Presidente da Assembleia Geral da Associação FIFCA




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme