Avançar para o conteúdo principal

FIFCA 2018 - Gala Especial - 25 ABRIL DIA DA LIBERDADE

                              FIFCA 2018 - Gala Especial - 25 ABRIL DIA DA LIBERDADE



  Dia 25 de Abril de 2018 - (16:00 h), no  Pavilhão Desportivo de Benfica do Ribatejo

Com a participação ESPECIAL do Rancho Folclórico do Granho - Salvaterra de Magos - e
(Grupos convidados)


Rancho Folclórico do Granho

Estávamos em pleno ano 1962 (ano da fundação do rancho) quando, após marchas populares, Felício Pedro e Ricardo Silva decidiram formar o Rancho Folclórico do Granho. A ideia era continuar com o convivio e a alegria vividos nesses dois festejos. Como forma de simbolizar a alegria e o ambiente de festa vivido, vestiu-se nas raparigas o seu traje mais rico, que normalmente era usado em dias de festa ou em ocasiões especiais. Em relação aos rapazes, optou-se por lhes vestir o fato de gala do campino da Casa Cadaval. Dança-se tradicionalmente o "Verde-gaio Valseado","Granho ao Entardecer", "Granho em Festa", "Fandango", "Fadinho Batido", "Fado do Campo", "Vira da Alice"," Vira Boeiro" e "Passe Quatre".



COMER TORRICADO NO CAMPO


Naquele ano de 1950, a chuva no Outono, como sempre já se começava a sentir nos últimos dias de Setembro.
Tinham terminado as vindimas, e a ceifa do Arroz, nos canteiros do Paul de Magos, já era difícil para os ranchos, a água dava pela canela. Como chovia sem parar depressa todo o campo, ali para os lados da borda de água, sentia o efeito do transbordar do rio Tejo.
Esta cheia, foi de pouca dura, mas uma outra lhe sucedeu, que durou várias semanas. A água vinda do Tejo, submergiu as terras e juntou-se à que vinha do campo, do lado da charneca – o valado da Vala real tinha rebentado, na zona da Ponte da Madeira. Depois daqueles constantes dias de chuva, os meses passaram e os terrenos começaram a enxugar, em Março foi tempo das reparações. Os agricultores, dos campos de Salvaterra, depressa tinham escolhido na vila - os afamados valadores, muito conceituados no Ribatejo, apoiados por ranchos de mulheres com as paviolas de terra.

Os homens, usavam as pequenas pás de valar, e lá reparavam os vários rombos no curso do valado, até à ponte junto ao cais dos barcos. À hora do almoço, não deixavam de comer uma refeição ligeira, muito usada e apreciada pelas gentes rurais aqui desta zona da Lezíria ribatejana. 
- o Torricado.
Uma mulher, acendia a fogueira, e depois já com brasido bem vivo – o homem cortava ao meio um pão de uma semana de cosedura, e feito uns pequenos quadrados no miolo com a navalha, usava uma vara de Loureiro/ ou Salgueiro - para suportar o peso da fatia do pão a uma distância apropriada (vergando um pouco), o pão sob vigilância aloirava, já bem torrado, era untado com toucinho cozido ( muitas vezes de vários dias), ou na sua falta usava-se azeite. O torricado, ainda bem quente – as fatias eram acompanhadas com chouriço de carne/ ou de sangue (cosido de refeições anteriores), em rodelas. Ainda se usava uma posta - fina, de bacalhau cozido em dia anterior/ ou assada no mesmo lume brando. Esta refeição, era acompanhada de vinho/ ou água-pé, que corria pela garganta abaixo, com o garrafão deitado no braço.
Nos finais da década de 60, na pequena Boiça do meu pai, ainda o vi lembrar esta forma de comer – o Torricado.
*José Gameiro


Foto: cedido por António Oliveira - Rancho Folclórico do Granho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FIFCA 2023

 

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018.

"Apresentamos “ Valter Madureira” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo." No FIFCA 2016 , convidamos  Antonio Manuel Ribeiro , lider e vocalista dos UHF, musico, um pensador e escritor ligado a cultura. No FIFCA 2018 convidamos uma personalidade, ligada ao Jornalismo e a comunicação. Um homem de grande sensibilidade cultural e humildade de caracter, que consideramos uma jovem e promissora referencia, na área do Jornalismo e Comunicação, uma inspiração e exemplo a seguir pelas futuras gerações. A sua abnegação em actividades em prol da sua Cidade e Concelho, esta demonstrada em todas as iniciativas para o qual é solicitado e para as quais sempre se dispõe a colaborar. Apresentamos “   Valter Madureira ” que nos concedeu a enorme honra de apadrinhar esta edição do FIFCA 2018. Um exemplo de humildade e profissionalismo.

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

Mensagem Oficial do Exmo Sr. José Carlos Silva, Presidente do Centro Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) Para quem teve o privilégio de ver nascer, apoiar e acompanhar de perto o evoluir deste evento, cujo valor artístico e exemplo de sucesso são inegáveis, tem o dever e a obrigação de parabenizar este grupo de gente dedicada, que afincadamente tem sabido contornar adversidades várias e que, por direito próprio, já conquistou espaço no panorama cultural concelhio e naci onal. Hoje, ligado por paixão a uma IPSS de referência, e quase excelência, do concelho de Almeirim, em nome de todo o CRIAL, quero, em mais uma realização do FIFCA, agradecer a continuidade desta parceria que proporciona aos utentes desta Instituição diálogos multiculturais e, nalguns casos, vantagens terapêuticas. Bem-haja a quem contribui para a elevação do Folclore e Etnografia enquanto manifestação intercultural e preservação da identidade de um povo. José Carlos Silva Presidente do  Crialalme